desvalença.
Desvalença é um EP do projeto Píncaro que contém versões alternativas de músicas que apareceram originalmente em Um Delírio Madrepérola.
Um Delírio Madrepérola é construído a partir de um espaço em branco na infância do compositor Roger Valença, constituindo-se como uma tentativa de reativar memórias tornadas indisponíveis por processos traumáticos.
O álbum investiga a composição enquanto anamnese, na qual o processo de lembrar se confunde com o processo de criar, e explora a música como uma maneira de reassociação entre afetos e representações da infância. O processo de composição figura como uma forma de produzir dispositivos imaginativos e autonarrativos e, consequentemente, de processos transformativos.
A investigação do álbum Um Delírio Madrepérola desencadeia no EP e na apresentação ao vivo intitulados DESVALENÇA. Em seu exercício de repetição – seja na regravação de músicas em versões alternativas, seja nas apresentações ao vivo –, DESVALENÇA exercita os atos psicanalíticos de recordar, rememorar e elaborar.
Finalmente, DESVALENÇA também propõe uma perspectiva de como a memória se organiza como discurso social. A performance ao vivo permite a criação de um espaço de comunhão temporária entre artista e plateia, onde testemunhos vindos de memórias distorcidas resultam em sons distorcidos, e, subsequentemente, em novas maneiras de se perceber a realidade.
Ficha técnica completa e áudio disponível aqui.