sobre.
foto Matilde Viegas.
Roger Valença é um artista multimídia, crítico e curador cuja prática se orienta por uma abordagem interdisciplinar e ecossistêmica. É Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e Mestre em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade do Porto/Portugal (2018).
Sua produção é marcada por uma abordagem estético-ecológica, em que as obras se configuram como arranjos orgânicos entre diferentes linguagens e funcionam como estratégias para a interpretação e a decodificação de realidades polissêmicas e complexas.
Desde 2020, reside em São João do Pau D'Alho, onde se dedica à escrita, à música e ao trabalho no campo, compreendendo o cultivo como uma prática de pensamento artístico. Seu trabalho frequentemente reflete sobre questões como trauma, memória e mitologia cristã, abordando as possibilidades autoficcionais de expressão artística. Recentemente, se concentra em problemáticas relacionadas ao universo campesino e as narrativas coloniais que moldam o imaginário rural brasileiro.